CRÉDITO DOCUMENTÁRIO DE IMPORTAÇÃO
DEFINIÇÃO:
Crédito Documentário de Importação (CDI) ou simplesmente Carta de Crédito é um documento de compromisso do Banco Emissor que garante que o pagamento do Importador ao Exportador será recebido no prazo e pelo valor correto, quando os termos e condições exigidos forem cumpridos, bem como todos os documentos exigidos forem apresentado. Caso o importador não consiga efetuar o pagamento ao exportador, o beneficiário, o banco será obrigado a cobrir o valor total ou remanescente da Importação.
PARTES ENVOLVIDAS
Requerente ou Ordenante (Importador) - solicita ao banco para emitir a CDI
Banco Emissor (O Banco do Importador, que emite a CDI)
Banco Notificador (O Banco do Exportador)
Beneficiário (Exportador ou Fornecedor)
IMPORTÂNCIA
Devido à natureza do comércio internacional, incluindo fatores como distância, divergências nas leis em cada país, e a dificuldade em conhecer os riscos que cada parte representa, o uso da CDI tornou-se um aspecto muito importante do comércio internacional.
Crédito Documentário de Importação (CDI) assegura o exportador o recebimento do valor da mercadoria vendida e protege o importador, na medida em que o pagamento efetuado corresponda às mercadorias adquiridas.
COMO FUNCIONA
A Câmara de Comércio Internacional de Alfândega e Práticas Uniformes para Créditos Documentários, supervisiona os Créditos Documentários utilizados em transações internacionais.
Os bancos normalmente exigem uma garantia de valores mobiliários ou dinheiro como garantia para a emissão do Crédito Documentário de Importação. Os bancos também cobram uma taxa pelo serviço, geralmente uma porcentagem do valor total da CDI.
Etapas na constituição e execução de um Crédito Documentário de Importação
O contrato de compra e venda é estabelecido entre o Importador e Exportador.
O importador solicita ao seu Banco, Banco emissor, a emissão de um Crédito Documentário de Importação.
O Banco emissor emite o Crédito Documentário de Importação e comunica-o através de uma mensagem Swift ao Banco do Exportador, Banco Notificador.
O Banco Notificador comunica ao Exportador, o Beneficiário, da emissão do Crédito Documentário de Importação a seu favor.
O exportador faz o embarque das mercadorias e obtém o documento de embarque.
O Exportador reuni todos documentos relacionado a exportação como declarado no Crédito Documentário de Importação e apresenta-os ao Banco Notificador.
O Banco Notificador verifica a conformidade dos documentos e envia-os para o Banco Emissor.
O Banco Emissor verifica a conformidade dos documentos e envia-os para o Importador para ajudar no desalfandegamento de mercadoria perante as autoridades aduaneira.
O Banco Emissor efetua o pagamento ao Banco do Exportador na chegada do prazo declarado no Crédito Documentário de Importação.
O Banco do Exportador efetua o pagamento ao Exportador.
TIPOS DE CRÉDITO DOCUMENTÁRIO DE IMPORTAÇÃO MAIS UTILIZADAS
Crédito Documentário Confirmado
Crédito Documentário Não Confirmado
Crédito Documentário Transferível
Crédito Documentário Intransferível
Crédito Documentário Revogável
Crédito Documentário Irrevogável
Crédito Documentário Revolving (Rotativo)
Crédito Documentário Standby
Crédito Documentário Back to back
Comments